O melhor molho à bolonhesa



Eu ADORO programas de culinária.
Anteontem estava assistindo O diário do Olivier no GNT e ele deu uma receita que eu aposto que todo mundo acha que sabe fazer: molho à bolonhesa. Bom eu achava que sabia, mas o que eu fazia mesmo era um refogado de carne moída com molho de tomate aquecido em cima #fail.
Como estou me aventurando no mundo da cozinha há pouco tempo, presto atenção a tudo que ensinam por aí, de brigadeiro de microondas ao Coq au vin. Então quando o Olivier disse: vou fazer um Espaguete à bolonhesa eu sentei pra prestar atenção: não me arrependi nem um pouco.
Abaixo a receita como estava no site do GNT, e entre parênteses as mudanças que fiz.









Espaguete à Bolonhesa
tempo de preparo: 25 minutos    |    rendimento: 2 pessoas gulosas / 3 pessoas 'normais' :P


Ingredientes:
Massa
Espaguete

Molho
1 peça pequena de filé mignon (usei aproximadamente 300g de carne moída)
2 tomates
3 dentes de alho
½ cebola
Azeite
Pimenta dedo-de-moça (a gosto)
Pimenta-do-reino moída (a gosto)
Sal (a gosto)
Manjericão fresco (como estava sem manjericão, usei um belo cebollete que comprei na feira essa semana + salsinha - tudo de olho mesmo, não medi as folhas)
Parmesão ralado
Gengibre (a gosto)


Modo de preparo:
Para preparar o molho, coloque no liquidificador os tomates, o alho, a cebola, o manjericão, a pimenta-do-reino, o azeite e um pouco de sal. Reserve.
Aqueça a água com sal para cozinhar a massa. Quando estiver borbulhando, coloque o espaguete e deixe cozinhar. O ponto deve ser al dente. Retire do fogo e escorra a massa. Ponha na panela de novo e acrescente azeite para que ela não grude. 
Corte a carne em pedacinhos bem pequenos, até ficarem parecidos com carne moída. Aqueça uma panela com fios de azeite para fritar a carne. Acrescente a pimenta dedo-de-moça picada e um pouco de gengibre picado. Misture o molho à carne (eu deixei cozinhar - borbulhando - por aproximadamente 10 minutos). Para finalizar, acrescente um pouco de manjericão e queijo parmesão em lascas. Se preferir, ponhas um fio de azeite também.

sim, o molho quando colocamos na panela fica com uma cor esverdeada estranha, mas depois que cozinha fica bom!!




Bom, fora as mudanças nos ingredientes segui a receita direitinho e não me arrependo nem um pouco!!
Eu fiz essa receita ontem. Eu tinha que trabalhar hoje cedo e meu namorado foi viajar a trabalho, loooogo, nada de farra e dormir tarde. Optamos então por um belo jantar e um filminho (ah! esse espaguete foi feito com a ajuda dele! :P)
Pra fechar essa noite com chave de ouro, comemos os maravilhosos mini-brownies da Chef Sabine. Recomendo demais! O de limão é divino!



Nenhum comentário:

Postar um comentário